null

Caminhões conquistam papel importante no crescimento do agronegócio brasileiro

Os veículos são umas das principais alternativas para escoamento de produção agrícola, auxiliando desde a coleta até a entrega

ico-calendar.svg

Compartilhe

Depois de passar por grandes desafios por causa dos aumentos de produção, o agronegócio supera contratempos e aumenta, pela sétima vez, sua participação na balança comercial brasileira. O faturamento chegou a US$ 36 bilhões, no período de janeiro a março, e o valor corresponde a 47% das exportações do Brasil. Apenas no mês de março as exportações alcançaram o recorde de US$ 16 bilhões.

Por trás do sucesso está a grande e complexa logística para realizar os deslocamentos de cargas para os portos e consumidores finais. O transporte é uma etapa essencial para realizar a comercialização de vários produtos. E devido ao grande volume e variedade de cargas, nem todo modal é indicado para realizar esta tarefa. Os caminhões, por exemplo, são meios escolhidos com frequência para realizar tais operações por atenderem às necessidades relacionadas a demandas do segmento.

Etapas de transporte de cargas agrícolas através de caminhões

O processo de transporte começa com a colheita dos produtos no campo, através de máquinas como tratores, colheitadeiras e transbordos. A escolha desses equipamentos é essencial para garantir maior qualidade e produtividade para a operação, assim como agilidade e eficiência em todo o trabalho.

Depois de colhidos, os produtos são transportados para os caminhões, que são responsáveis por realizar o carregamento até os armazéns e, logo após um período, transportar as mesmas cargas até seu destino. Esse deslocamento deve ser feito de forma cuidadosa para não interferir nas condições e qualidade dos produtos. Por isso, o modelo do veículo deve ser escolhido com atenção.

Para viagens mais longas que farão o transporte de grandes cargas, o produtor deve sempre optar por modelos considerados pesados ou extrapesados. Em diferentes situações, os modelos leves e médios costumam se enquadrar facilmente às necessidades. Além de contar com um modelo adequado para não afetar a integridade da carga, o veículo deve sempre estar bem conservado, limpo e com temperatura ideal na carroceria.

Todas essas etapas são essenciais para que o produto seja entregue em bom estado, para o consumidor final ou para a indústria, e tem papel direto no crescimento do agronegócio brasileiro, afinal, o transporte rodoviário, na maioria das vezes, é uma das únicas alternativas para realizar o escoamento da produção agrícola.

Mas, é claro, o crescimento do setor agro também influencia diretamente para o impulsionamento de empresas que trabalham com frete e locação de caminhões. Segundo o levantamento da 9ª edição do relatório da Fretebras, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) do agronegócio finalizou 2022 com um crescimento de 25,9% no volume de fretes, em comparação com 2021. Além disso, o agronegócio foi responsável por gerar mais 350mil empregos formais em três anos, um reflexo claro de que o setor é um dos que mais movimenta o PIB do Brasil.

Investimento em caminhões para transporte de cargas

Ter um maquinário moderno e bem conservado não é mais um problema para produtores e caminhoneiros do agronegócio. A locação desses veículos já é uma realidade para o setor que ajuda a eliminar gastos com manutenção, documentação e outras burocracias. Os clientes Vamos Locação, por exemplo, podem contar com planos de serviço que facilitam toda a operação, desde o plantio, colheita e até o transporte.

Conheça nossa linha agro e nossos caminhões. E não deixe de acompanhar as melhores dicas e informações que você encontra só nas nossas redes socias, Facebook e no Instagram e LinkedIn.

Compartilhe

logo_grupo_vamos_footer_9ab58ee983.svg

Matriz

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001


CNPJ 23.373.000/0001-32
Razão Social: Vamos Locação de Caminhões,
Maquinas e Equipamentos S.A

FALE CONOSCO

icon-phone.svg 0800 025 4141

Siga o Grupo Vamos

fb_icon_549a257f47.svgig_icon_ded8275bc5.svgicon-linkedin.svgyt_icon_22b05233f4.svg